segunda-feira, 3 de Janeiro de 2011

Sistema digestivo de alguns animais

Sistema Digestivo dos Animais Ruminantes
Alguns animais herbívoros engolem os alimentos sem os mastigarem. Mais tarde, esse alimento volta à boca onde é mastigado e ensalivado, e por fim, novamente engolido. A estes animais chamamos ruminantes, e são exemplos as vacas, os veados, as girafas e os camelos.


O animal ruminante engole o alimento rapidamente, sem o mastigar, e este vai para a pança. Mais tarde, o alimento volta à boca, passando pelo barrete. Na boca, é mastigado e ensalivado, e por fim, novamente engolido, passando para o folhoso e depois para a coalheira, onde sofrerá a acção de um suco digestivo muito activo. Por fim, seguirá para o intestino onde terminará a sua digestão e os nutrientes absorvidos para o sangue.




Sistema Digestivo dos Animais Granívoros


 As aves granívoras são aves herbívoras que se alimentam de grãos e sementes. Para conseguir digerir esse tipo de alimentos, necessita de um sistema digestivo adaptado ao seu regime alimentar.


As aves granívoras possuem o papo onde os grãos são armazenados e amolecidos, o proventrículo, onde irão sofrer a acção de um suco digestivo, e a moela, onde irão sofrer a acção mecânica dos músculos das suas paredes e ser triturados.  O proventrículo e a moela são os dois compartimentos do estômago da ave granívora.

Comparação dos sistemas digestivos de alguns animais

O comprimento do intestino é relativamente maior nos animais herbívoros mamíferos do que nos animais carnívoros, o qual está relacionado com a alimentação. As plantas são menos ricas em alguns nutrientes e, portanto, necessitam de ser ingeridas em maior quantidade, sendo a sua digestão mais demorada.