quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Sistema Digestivo do Homem



O sistema digestivo humano é constituido:
Pelo Tubo Digestivo: Boca, faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, recto e ânus.
Pelas Glândulas anexas: glândulas salivares, figado e pâncreas.







Digestão na Boca
Os alimentos vão ser mastigados por acção dos dentes

Responde agora às questões:

1. Quantos dentes tem a dentição definitiva?


2. Qual a função dos incisivos? E dos caninos?


3. Na mastigação, que tipo de acção é executada pelos dentes, acção química ou mecânica?

4. Faz a legenda da constituição do dente da figura



5. Qual a parte do dente que é atingida pela cárie em primeiro lugar?


Por acção da saliva, produzida pelas glândulas salivares, os alimentos são tranformados numa massa com o nome de Bolo Alimentar.

Este progride da boca para a faringe e desta para o esófago - Deglutição.
O esófago faz movimentos peristálticos empurrando o Bolo alimentar até ao estômago


No filme seguinte poderás observar a transformação dos alimentos na boca, formando-se o Bolo Alimentar, e o fenómeno da Deglutição.


Digestão no Estômago

O estômago é um órgão, de paredes musculosas, em forma de J, com volume aproximado de 1,5 litros. É revestido, internamente, por uma camada espessa, de muco e pregas, onde se situam as glândulas gástricas. Estas produzem suco gástrico, constituído por água, ácido clorídrico e enzimas. Normalmente, o estômago demora 2 a 6 horas a esvaziar.  O bolo alimentar é então transformado em quimo, o qual abandona o estômago, através de outro esfíncter, o piloro, passando ao intestino delgado.






Digestão no Intestino Delgado
O intestino delgado recebe, através do canal colédoco, as secreções do fígado e do pâncreas, decompõe química e mecanicamente o quimo, absorve nutrientes e transporta o material não digerido para o intestino grosso. A parede do intestino delgado é revestida por vilosidades intestinais (cada uma contendo vasos sanguíneos e um pequeno vaso linfático – o quilífero), que aumentam a superfície de absorção dos nutrientes, os quais são levados para o fígado, pela veia porta hepática, ou para a corrente sanguínea pelos vasos linfáticos. As células produzem o suco intestinal, o qual contém enzimas digestivas que completam a digestão do quimo, dando origem a unidades tão pequenas que podem ser absorvidas, passando para o sangue – o quilo. 
Vilosidade Intestinal


 O pâncreas é um órgão anexo ao tubo digestivo. Situa-se na cavidade abdominal, abaixo do estômago, tendo funções endócrinas (produz substâncias para o sangue, como a insulina) e exócrinas (lança no intestino delgado o suco pancreático).




O fígado é outro órgão anexo ao tubo digestivo. Situa-se à direita, por cima do estômago, e segrega a bílis, que neutraliza a acidez do quimo, permitindo a acção das enzimas. É lançada no intestino delgado, através do canal colédoco. Se não está a realizar-se a digestão, a bílis é armanezada na vesícula biliar.










Na nossa escola, os alunos mais novos aprendem com os alunos mais velhos.
Observem as fotos relativas ao Fígado e à extracção de Bilis da Vesícula Biliar.






Absorção e defecação

O intestino grosso está ligado ao intestino delgado pelo jejuno-íleo. No intestino grosso, que inclui o cego, o cólon, o recto e o ânus, dá-se a absorção da água e sais minerais, sendo as fezes preparadas e armazenadas antes de serem defecadas pelo ânus. O cego, que fica logo abaixo da entrada do intestino grosso, tem uma pequena projecção vermiforme – apêndice – que desempenha um papel na imunidade do sistema imunitário do organismo, estando sujeito a inflamação dolorosa – apendicite. O cólon é composto por três partes – cólon ascendente, cólon transverso e cólon descendente. No intestino grosso existe um grande número de bactérias – flora intestinal – que sintetizam vitaminas K e algumas do complexo B, e absorvem as substâncias não digeridas, como a celulose.









Observa agora este powerpoint! Vai auxiliar-te a entenderes melhor todas as transformações que os alimentos sofrem ao longo do sistema digestivo.



Para concluires o estudo do sistema digestivo humano vais visualizar um filme que te irá auxiliar a compreendere melhor todo  o processo referido anteriormente.