segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Circulação do ar-Sistema Respiratório Humano



Sistema Respiratório Humano
O Sistema Respiratório é constituido pelos pulmões e pelas vias respiratórias. É através das vias respiratórias que o ar chega do exterior aos pulmões e sai novamente para o exterior.

 s.respiratorio.areal


 As Vias respiratórias são:


Fossas nasais – são duas cavidades que comunicam com o exterior através das narinas. São revestidas internamente por células secretoras de muco e por células ciliadas.
 Faringe – tubo muscular que comunica com a laringe


 Laringe – é o órgão que comunica com a traqueia. Nela localizam-se as cordas vocais


 Traqueia – é um canal com cerca de 12 cm, constituído por anéis cartilagíneos e por músculos. O seu interior é revestido por uma membrana mucosa, formada por células ciliadas e por células secretoras de muco.

Brônquios – canais formados por anéis cartilagíneos, completos e internamente revestidos por uma membrana mucosa, com células secretoras e ciliadas. Cada um dos canais penetra num pulmão, e ramifica-se como uma árvore, árvore bronquial, em ramos cada vez mais finos.

Bronquíolos – são tubos finos que apresentam dilatações nas extremidades – sacos alveolares. Os bronquíolos possuem um revestimento interno semelhante ao dos brônquios.


 Sacos alveolares – são constituídos por pequenas câmaras esféricas - os alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas. Estes são formados apenas por uma camada de células e irrigados por capilares sanguíneos.




Os Pulmões

Os pulmões são órgãos elásticos e esponjosos de cor rosada, que contêm numerosos alvéolos pulmonares.
Os pulmões estão alojados na cavidade torácica e são envolvidos por uma membrana de paredes duplas, chamada pleura. Os pulmões estão divididos em lóbulos pulmonares.
No pulmão esquerdo existem dois lóbulos e no pulmão direito três. É nos pulmões que se realizam as trocas gasosas, ao nível dos alvéolos pulmonares, que num adulto podem existir em número cerca de mil milhões. Abaixo dos pulmões e a separar a cavidade torácica da cavidade abdominal, existe um músculo respiratório, o diafragma, que tem um papel fundamental na ventilação pulmonar

Pulmões
Na aula de ciências da natureza, os alunos observaram os órgãos do sistema respiratório de um porco!
Vejam as imagens!!

 

Hematose pulmonar


As trocas gasosas entre o sangue e o ar existente nos pulmões designam-se por hematose pulmonar. Durante a hematose, o oxigénio do ar atravessa as paredes dos alvéolos e dos capilares sanguíneos e combina-se com a hemoglobina das hemácias. Ao mesmo tempo, o dióxido de carbono transportado pelo sangue faz o percurso inverso, misturando-se com o ar alveolar.
O movimento dos gases deve-se à diferença de pressão. Assim, o oxigénio, com elevada pressão no interior dos alvéolos movimenta-se para os capilares, onde a sua pressão é mais baixa. O dióxido de carbono desloca-se em sentido contrário, uma vez que a sua pressão é maior nos capilares do que nos alvéolos.
hematosehematose2

Clica nos Links seguintes e irás observar o fenómeno da Hematose Pulmonar!
Hematose pulmonar
Os alvéolos e a Hematose

Apresento um vídeo onde irás observar todo o processo da circulação do ar no nosso organismo.




Ventilação Pulmonar

Para que o organismo humano consiga assegurar o fornecimento de oxigénio a todas as células, tem que ser feira uma renovação contínua do ar. Essa renovação é garantida pela ventilação pulmonar – um processo assegurado através dos movimentos respiratórios de inspiração e expiração


A contracção do diafragma e dos músculos peitorais e intercostais faz aumentar o volume do tórax. Os pulmões como são elásticos e estão ligados pela pleura à parede da cavidade torácica, acompanham esse aumento de volume. Com este aumento de volume a pressão do ar nos pulmões fica menor do que a pressão atmosférica e o ar entra para os pulmões - inspiração.
O relaxamento dos músculos da parede da caixa torácica faz diminuir o volume do tórax. Os pulmões acompanham essa diminuição. A pressão do ar no interior dos pulmões fica superior à pressão atmosférica e o ar é expulso para o exterior - expiração. A uma inspiração seguida de uma expiração, chama-se ciclo respiratório.


Neste vídeo irás observar as modificações do nosso organismo durante os movimentos respiratórios.






Cuidados a teres com o sistema respiratório


As estações do ano mais frias e úmidas se aproximam e trazem junto o aumento dos casos de doenças ligadas ao sistema respiratório. A maioria destas doenças pode ser evitada com cuidados muito simples. Estas doenças infecciosas podem atingir pessoas de qualquer sexo e idade.

* Abandone o hábito de fumar
* Vacine-se contra a gripe todos os anos
* Faça vacina contra o pneumococco a cada cinco anos
* Fique longe de ambientes fechados ou sem boa ventilação
* Evite os ambientes poluídos
* Tenha cuidado com a higiene corporal
* Evite mudanças bruscas de temperatura e ambientes com ar condicionado
* Elimine bebidas muito geladas
* Tenha uma dieta saudável e equilibrada
* Use roupas adequadas à estação
* Mantenha controle rigoroso das doenças crônicas
* Visite seu médico regularmente

exercício para praticares