quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O coração e vasos sanguíneos

Constituição do coração

O Coração é o órgão bombeador de sangue para todo o corpo. Está situado dentro da Caixa Torácica entre os dois pulmões. Tem um forma cónica invertida, cujo vértice se encontra ligeiramente inclinado para a esquerda. Tem mais ou menos o tamanho de um punho fechado.

O interior do coração está dividido em quatro cavidade: duas aurículas e dois ventrículo.

As aurículas são cavidades mais pequenas do que os ventrículos e de paredes menos espessas.

As duas válvulas aurículo-ventriculares são nomeadas de acordo com a forma que possuem. Assim a válvula do lado esquerdo é chamada mitral ou bicúspide e a do lado direito tricúspide.
Qualquer das válvulas aurículo-ventriculares se abre no sentido aurícula-ventrículo, fechando-se no sentido inverso, de forma a evitar que o sangue volte para trás. 

A metade direita do coração encontra-se dividida da metade esquerda através de um septo.

O coração é constituído por três camadas distintas: pericárdio, miocárdio e endocárdio.

Pericádio - Conjunto de membranas que envolve externamente o coração, evitando que os seus batimentos provoquem atrito nos outros órgãos.

Miocárdio - É o poderoso músculo do coração. Encontra-se mais desenvolvido na zona dos ventrículos, especialmente no ventrículo esquerdo.

Endocárdio - É a membrana que forra internamente as cavidades cardíacas.




Observando o exterior do coração detecta-se facilmente a superfície correspondente aos ventrículos, passando as aurículas despercebida. Detecta-se também uma vasta rede de vasos sanguíneos de diferentes diâmetros:

Veias cavas - são vasos sanguíneos que se ligam à aurícula direita, levando até ela sangue venoso. Existem as veias cavas inferiores e veias cavas superiores.

Veias pulmonares - são vasos sanguíneos que se ligam à aurícula esquerda, levando até ela sangue arterial.

Artéria pulmonar - É um vaso sanguíneo que sai do ventrículo direito, transportando sangue venoso. No seu início, à saída do ventrículo encontra-se a válvulas semilunares, impedindo que o sangue volte para trás.

 Artéria Aorta - É um vaso sanguíneo de grande diâmetro, que sai do ventrículo esquerdo, transportando sangue arterial. No seu início podemos encontrar também encontrar válvulas semilunares.


Na aula de Ciências os alunos fizeram a dissecação do coração. Vejam as imagens!

 

Clica no Link e observa como deves fazer correctamente a dissecação do coração.
Dissecação do coração

Exercícios para resolveres
Morfologia do Coração
Morfologia do Coração

Questões:

1 - Quantas e quais as cavidades em está dividido o coração?

2 - Como se chama o músculo que constitui o coração?

3 - Para que servem as válvulas que existem no coração?

4- Que vasos sanguíneos saem do coração?

5 - E quais os que entram no coração?



Funcionamento do coração
O funcionamento do coração é um processo extraordinariamente complexo.
No funcionamento do coração considera-se:
Diástole geral - Ocorre o relaxamento do miocárdio. As válvulas semilunares estão fechadas e as válvulas auriculoventriculares estão abertas. O sangue que flui das veias para as aurículas passa de um modo passivo das aurículas para os ventrículos.


Sístole auricular  - Verifica-se a contracção da parede dos aurículas que pressionam o sangue para os ventrículos, provocando o enchimento dos mesmos. As válvulas auriculoventriculares permanecem abertas.

Sístole ventricular - a parede dos ventrículos contrai-se, comprime o sangue fechando-se as válvulas auriculoventriculares. A contracção ventricular aumenta e a pressão sanguínea provoca a abertura das válvulas semilunares. O sangue passa para as artérias.

Os músculos da parede dos ventrículos relaxam, as válvulas semilunares fecham e as válvulas auriculoventriculares abrem, ocorrendo uma nova diástole.


Video sobre o funcionamento do coração



Exercícios para resolveres
Funcionamento do coração

Os Vasos Sanguíneos


Todo sangue do nosso corpo corre dentro de vasos sanguíneos. Os vasos podem ser, basicamente, de três tipos: artérias, veias e capilares.
  • [Sem+título2.jpg]As artérias são constituídas por paredes com fibras musculares e as paredes são mais espessas e elásticas que as veias, porque transportam o sangue do coração, e este, sai do coração bombeado com grande pressão e velocidade. TÊm 3 camadas:
-a externa constituída por tecido conjuntivo;
-a intermédia constituído por fibras musculares e elásticas;
-a interna constituída por células endoteliais.

[Sem+título.jpg]As veias têm paredes menos espessas que as arterias e compostas por tecidos musculados e eelásticos. o sangue flui mais lentamente do que nas artérias. Têm vávulas, na parte inferior do organismo, que impulsionam o sangue para o coração.
Válvulas das veias
As varizes originam-se devido ao mau funcionamento das veias


  • [Sem+título3.jpg] Os capilares são constituídos por uma só camada se células e são muito fininhos, comunicam com as artérias través das arteríolas e com as veias através das vénulas. É através da sua parede que se dá a passagem de nutrientes e oxigénio do sangue para a linfa interstecial e dos produtos de excressão da linfa (resultantes do metabolismo celular) para o sangue.



As arteríolas e as vénulas são tão pequenas que só passa um glóbulo vermelho de cada vez e os leucócitos passam pelas paredes através da diapedese.
As arteríolas têm um ramo menor que as artérias, sendo que na camada intermédia há menos tecido elástico e várias fibras musculares que controlam o seu diametro interno.