domingo, 9 de janeiro de 2011

Morfologia do Sistema Urinário

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA URINÁRIO



Ao conjunto dos rins e vias urinárias dá-se o nome de sistema urinário.

Os Rins

Os rins são um órgão par (cada pessoa, em condições normais, tem dois rins).
Clique para ampliar
(fig 1-Localizaçãp dos rins)
Têm a forma grosseira de um feijão, e o tamanho aproximado de uma mão fechada. Localizam-se na parte posterior do abdómen, de um lado e de outro da coluna dorsal, ao nível das últimas costelas (Figura 1). São alimentados pelos vasos renais: as artérias renais (que partem da grande artéria aorta e vão dividir-se em múltiplas artérias, cada vez mais pequenas, já dentro dos rins)
Clique para ampliar
(fig 2- A irrigação dos rins)
e as veias renais,que saem dos rins para a grande veia cava inferior (Figura 2). No seu interior, os rins têm uma estrutura muito complicada! São compostos por milhões de pequenas unidades, todas iguais, funcionando todas da mesma maneira, que se chamam nefrónios. Por isso dizemos que o nefrónio é a unidade funcional do rim. No fundo, cada rim é uma acumulação de um número enorme de nefrónios, e todos executam continuamente a mesma função - produzir urina.

Os Ureteres

De cada um dos rins sai uma espécie de tubo cuja função é levar a urina produzida, ao longo do abdómen, até à bexiga. Os ureteres, que são precisamente esses tubos, localizam-se, pois, na parte de trás do abdómen, entre os rins e a bexiga. A fim de transportar a urina, sofrem pequenas contracções rítmicas, de cima para baixo, que vão empurrando o líquido ao longo do trajecto. Ao desembocar na bexiga, cada uréter tem uma pequena válvula cuja função é impedir que a urina possa voltar para trás.
Bexiga
Clique para ampliar
(Fig.3 - Bexiga)
A bexiga é um reservatório elástico (por isso o seu tamanho varia conforme estiver cheia ou vazia), situado na pequena bacia (ao fundo do abdómen), cuja função é armazenar a urina, que é continuamente produzida. De tempos a tempos, quando a bexiga está cheia, sofre pequenas contracções que provocam o seu esvaziamento para o exterior. As válvulas de que falámos acima, localizadas no final dos ureteres, servem para impedir que, com essas contracções, a urina possa voltar para trás, em vez de sair para a uretra (Figura 3).

A Uretra
Este canal, bastante mais curto que os ureteres, liga a bexiga ao exterior. É através dele que eliminamos a urina, que sai, assim, definitivamente do nosso organismo.

Observa um vídeo sobre a constituição do sistema urinário.



Algumas Doenças Relacionadas com o Rim e Vias Urinárias
  • Cálculos renais
Quando o nível de cálcio no sangue é elevado há deposição destes sais no rim, o que leva à formação dos cálculos renais, vulgarmente conhecidos por "pedras nos rins ".
A formação das "pedras " pode estar relacionada com o reduzido consumo de água, deformação anatómica do rim, dieta desiquilibrada - com proteínas em excesso e ingestão excessiva de medicamentos.

Esquema anatómico do Rim contendo cálculo renal



  •  Cólica Renal


A cólica renal é uma dor muito intensa na zona dos rins que é devida à formação dos cálculos renais.

Os sais depositados na zona cortical do rim dão origem a cálculos ângulosos, cuja deslocação para o bacinete é extremamente dolorosa.

Os sais depositados no bacinete originam cálculos mais arredondados, cuja passagem pelas vias urinárias não deixa também de ser dolorosa.

  • Uretrite

Inflamação na uretra que se caracteriza por corrimento uretral e ardor durante a micção.

  • Inontinência

É a incapacidade de reter a urina, por falta de controlo voluntário da bexiga .

A incontinência é frequente em crianças verificando-se geralmente durante a noite e recebe o nome de Enurese.

  • Insuficiência Renal
A insuficiência renal acontece quando a filtração  diminui e o rim é incapaz de manter o equilibrio homeostático.














O tratamento da insuficiência renal crónica pode ser feita por :

Diálise Renal:


Vídeo sobre o funcionamento da Hemodialise.




Transplante Renal:

É o melhor tratamento a que se pode submeter um doente com insuficiência renal crónica, uma vez que se evitam os problemas ligados à diálise renal - problemas de ordem física, psicológica e social.

O rim transplantado irá garantir todas as funções inerentes a este orgão, desde a filtração até à regulação do meio interno, passando pela produção de hormonas.
 


Cuidados a ter com o Sistema Urinário