terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sistemas reprodutores masculino e feminino

Sistema Reprodutor Masculino



O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis.
Testículos: Nos testículos ocorre a produção de espermatozóides e também a produção de testosterona (hormônio sexual masculino).

Epidídimo: É no ducto epidídimo que ocorre a maturação dos espermatozóides, além disso, este ducto também armazena os espermatozóides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).

Canais deferentes: Os canais deferentes têm a função armazenar os espermatozóides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozóides que não foram expelidos.

Vesícula Seminal:As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozóides não sejam neutralizados.

Próstata: A próstata é uma glândula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe. É através da próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen.

Pênis: É através do pênis (uretra) que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.
Uretra: Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e espelir o esperma durante o processo de ejaculação.

O esquema abaixo irá ajudar-te e perceber melhor as funções de cada órgão do sistema reprodutor masculino. Presta Atenção!!



Visualiza agora o Powerpoint que observaste durante as aulas!


No vídeo abaixo irás visualizar o funcionamento dos órgãos do sistema reprodutor masculino.




Exercício para praticares
Exercício para praticares
Exercício para praticares



Sistema Reprodutor Feminino



     OVÁRIOS- Glândulas sexuais femininas que produzem os óvulos e as hormonas sexuais femininas: estrogéneos e progesterona. Localizam-se na cavidade abdominal e estão parcialmente cobertos pelas trompas.


  Trompas de falópio- Dois canais compridos e estreitos que captam os óvulos quando saem do ovário e os conduzem ao útero. São o local onde poderá ocorrer a fecundação.


   Útero - Órgão muscular que constitui uma cavidade revestida por uma mucosa, o endométrio. Comunica por um lado com a trompa de falópio e por outro com a vagina.  - É neste órgão que se ocorrer  a fecundação nas trompas de falópio , o ovo aninha-se na parede do útero e desenvolve-se uma gravidez.
Se não se ocorrer a fecundação: diminui a produção de hormonas ováricas e como consequência sai para o exterior parte da mucosa do útero juntamente com o óvulo e um pouco de sangue. Esta saída chama-se menstruação ou período.


Vagina: Canal flexível de tamanho variável que vai do colo do útero até ao exterior. É o local onde o pénis deposita os espermatozóides e tem uma grande capacidade de dilatação, pois permite a passagem da criança no momento do parto. Próximo do orifício externo possui uma membrana fina hímem Essa abertura, de tamanho variável, permite a saída da menstruação e também, normalmente, a introdução de tampões sem qualquer problema.


Órgãos genitais externos:
A vulva-É o conjunto dos vários órgãos externos. Na vulva podemos distinguir:
     O clítoris- Pequeno órgão eréctil e saliente no ponto onde se unem, na parte de cima, os pequenos lábios. O clítoris é um dos órgãos receptores e transmissores da estimulação sexual na mulher. É muito sensível.
Grandes e pequenos lábios:São pregas cutâneas, os mais externos são os grandes lábios e os mais internos os pequenos lábios.
   O orifício vaginal- corresponde à entrada da vagina, saída do fluxo menstrual e do feto


O esquema abaixo irá ajudar-te e perceber melhor as funções de cada órgão do sistema reprodutor feminino. Presta Atenção!!