terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Alimentação das plantas- Fotossíntese

Nutrição nas plantas

As plantas são seres autotróficos, isto é, são capazes de fabricar o seu próprio alimento. Os materiais necessários para que as plantas consigam produzir o seu alimento são:
Água
minerais
luz
dióxido de Carbono.
A água e os sais minerais são captados do solo, nas plantas terrestres, ou da água, nas plnatas aquáticas, e entram pela raiz.
A luz e o dióxido de carbono são captados principalmente pelas folhas.
Com estes materiais, as plantas fabricam as substâncias essenciais ao seu deesenvolvimento, como por exemplo, proteínas e glicidos para o crescimento e para terem energia. Portanto, nas folhas realiza-se a Fotossíntese e a seiva bruta transforma-se em seiva elaborada-conjunto de substâncias orgânicas que vão constituir o alimento da planta.

Fotossíntese



Circulação da seiva nas plantas

A seiva bruta, água com sais minerais dissolvidos, sobe desde a raíz até às diferentes partes da planta através de vasos condutores próprios, no interior da planta.
A seiva elaborada circula das folhas até às diferentes partes da planta, no sentido descendente e em vasos condutores próprios  que se encontram mais na periferia da planta.



Exercício

Exercício

Acumulação de reservas nas plantas
Os alimentos produzidos pelas plantas durante a fotossíntese, nem sempre são totalmente utilizados pelas plantas durante o seu crescimento. Algumas plantas armazenam substâncias em órgãos de reserva, como a raíz, o caule, os frutos e as sementes.
A substância orgânica que é armazenada pela maioria das plantas é o amido como por exemplo na batata. No entanto, existem plantas que armazenam outras substâncias, como as gorduras, que se encontram na noz, ou açucares, como na cana-de-açucar.













http://profs.ccems.pt/Palma/Ciencias/6%C2%BAano/Plantas/Reprodu%C3%A7%C3%A3o/Com%20Flor/Fecunda%C3%A7%C3%A3o/JQuiz/Fecundacao.htm