terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sistemas reprodutores masculino e feminino

Sistema Reprodutor Masculino



O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis.
Testículos: Nos testículos ocorre a produção de espermatozóides e também a produção de testosterona (hormônio sexual masculino).

Epidídimo: É no ducto epidídimo que ocorre a maturação dos espermatozóides, além disso, este ducto também armazena os espermatozóides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).

Canais deferentes: Os canais deferentes têm a função armazenar os espermatozóides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozóides que não foram expelidos.

Vesícula Seminal:As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozóides não sejam neutralizados.

Próstata: A próstata é uma glândula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe. É através da próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen.

Pênis: É através do pênis (uretra) que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.
Uretra: Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e espelir o esperma durante o processo de ejaculação.

O esquema abaixo irá ajudar-te e perceber melhor as funções de cada órgão do sistema reprodutor masculino. Presta Atenção!!



Visualiza agora o Powerpoint que observaste durante as aulas!


No vídeo abaixo irás visualizar o funcionamento dos órgãos do sistema reprodutor masculino.




Exercício para praticares
Exercício para praticares
Exercício para praticares



Sistema Reprodutor Feminino



     OVÁRIOS- Glândulas sexuais femininas que produzem os óvulos e as hormonas sexuais femininas: estrogéneos e progesterona. Localizam-se na cavidade abdominal e estão parcialmente cobertos pelas trompas.


  Trompas de falópio- Dois canais compridos e estreitos que captam os óvulos quando saem do ovário e os conduzem ao útero. São o local onde poderá ocorrer a fecundação.


   Útero - Órgão muscular que constitui uma cavidade revestida por uma mucosa, o endométrio. Comunica por um lado com a trompa de falópio e por outro com a vagina.  - É neste órgão que se ocorrer  a fecundação nas trompas de falópio , o ovo aninha-se na parede do útero e desenvolve-se uma gravidez.
Se não se ocorrer a fecundação: diminui a produção de hormonas ováricas e como consequência sai para o exterior parte da mucosa do útero juntamente com o óvulo e um pouco de sangue. Esta saída chama-se menstruação ou período.


Vagina: Canal flexível de tamanho variável que vai do colo do útero até ao exterior. É o local onde o pénis deposita os espermatozóides e tem uma grande capacidade de dilatação, pois permite a passagem da criança no momento do parto. Próximo do orifício externo possui uma membrana fina hímem Essa abertura, de tamanho variável, permite a saída da menstruação e também, normalmente, a introdução de tampões sem qualquer problema.


Órgãos genitais externos:
A vulva-É o conjunto dos vários órgãos externos. Na vulva podemos distinguir:
     O clítoris- Pequeno órgão eréctil e saliente no ponto onde se unem, na parte de cima, os pequenos lábios. O clítoris é um dos órgãos receptores e transmissores da estimulação sexual na mulher. É muito sensível.
Grandes e pequenos lábios:São pregas cutâneas, os mais externos são os grandes lábios e os mais internos os pequenos lábios.
   O orifício vaginal- corresponde à entrada da vagina, saída do fluxo menstrual e do feto


O esquema abaixo irá ajudar-te e perceber melhor as funções de cada órgão do sistema reprodutor feminino. Presta Atenção!!





Transmissão da vida- Caracteres sexuais primários e secundários

Reprodução, em biologia, refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie.
Como já aprendeste no 5º ano de escolaridade, existem dois tipos de reprodução:
  • Reprodução assexuada é um tipo de reprodução que ocorre sem a intervenção de gâmetas. Os novos seres são clones do progenitor.
Entre os animais, um dos exemplos mais conhecidos é o da estrela-do-mar que, ao perder um dos braços, pode regenerar os restantes, formando-se uma nova estrela-do-mar do braço seleccionado.
  • Reprodução sexuada envolve a fusão de dois gâmetas (masculino e feminino), processo que se denomina por fecundação.
Caracteres Sexuais Primários e Secundários
Como sabes os seres humanos possuem dimorfismo sexual, ou seja, o Homem é diferente da Mulher.

Os caracteres sexuais são as características externas que permitem distinguir os indivíduos do sexo masculino dos do sexo feminino.

Existem caracteres sexuais primários e secundários:

Os caracteres sexuais primários são os órgãos sexuais, pois nos primeiros anos de vida, apenas conseguimos distinguir o menino da menina através dos seus órgãos sexuais externos.


Os caracteres sexuais secundários são modificações do corpo que ocorrem devido ao funcionamento do sistema reprodutor e que permitem distinguir o rapaz da rapariga.

No Rapaz:
  • Desenvolvimento dos genitais masculinos durante a puberdade;
  • Os órgãos sexuais aumentam de tamanho;
  • Aparecem pêlos na região púbica;
  • A voz muda e começa a ficar mais grossa ou mais grave;
  • Os ombros alargam;
  • A barba começa a despontar;
  • Dão-se as primeiras emissões de esperma;
  • Aparecem pêlos nas axilas e no peito;
  • Desenvolve-se a musculatura.
  • Aparecimento de acne

Na Rapariga:
  • Desenvolvem-se os seios;
  • Aparece a 1.ª menstruação;
  • Aparecem pêlos na região púbica e nas axilas;
  • A bacia começa a alargar, levando ao aparecimento de formas mais arredondadas.
  • Aparecimento de acne.

domingo, 9 de janeiro de 2011

A Pele

Resumo do estudo do sistema urinário, rim e pele

Exercício para praticares

O Rim

Os Rins
      Os rins são órgãos pares situados à direita e à esquerda da coluna vertebral, ocupando o direito uma posição inferior em relação ao esquerdo, em virtude da presença do fígado à direita.
      Os rins são de cor vermelha escura e com o formato de grão de feijão. A Sua principal função é filtrar o sangue, formando a urina.
      A cada minuto, um litro de sangue passa pelos rins. Como temos cerca de 5 litros de sangue, a cada 5 minutos todo o sangue de nosso corpo é filtrado.
      Cada um dos rins possui na sua face interna uma abertura chamada hilo renal, por onde passam os vasos sangüíneos e de onde saem os ureteres.
      O rim é envolvido por uma membrana chamada de cápsula  renal, e no interior, logo abaixo, encontramos uma região granulosa chamada de Zona cortical e logo abaixo a Zona medular, onde se encontram as pirâmides de Malpighi.
Imediatamente a seguir encontramos o bacinete.








Clica nos Links para resolveres exercícios.
Morfologia do rim
Morfologia do rim

Exercício para praticares





Morfologia do Sistema Urinário

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA URINÁRIO



Ao conjunto dos rins e vias urinárias dá-se o nome de sistema urinário.

Os Rins

Os rins são um órgão par (cada pessoa, em condições normais, tem dois rins).
Clique para ampliar
(fig 1-Localizaçãp dos rins)
Têm a forma grosseira de um feijão, e o tamanho aproximado de uma mão fechada. Localizam-se na parte posterior do abdómen, de um lado e de outro da coluna dorsal, ao nível das últimas costelas (Figura 1). São alimentados pelos vasos renais: as artérias renais (que partem da grande artéria aorta e vão dividir-se em múltiplas artérias, cada vez mais pequenas, já dentro dos rins)
Clique para ampliar
(fig 2- A irrigação dos rins)
e as veias renais,que saem dos rins para a grande veia cava inferior (Figura 2). No seu interior, os rins têm uma estrutura muito complicada! São compostos por milhões de pequenas unidades, todas iguais, funcionando todas da mesma maneira, que se chamam nefrónios. Por isso dizemos que o nefrónio é a unidade funcional do rim. No fundo, cada rim é uma acumulação de um número enorme de nefrónios, e todos executam continuamente a mesma função - produzir urina.

Os Ureteres

De cada um dos rins sai uma espécie de tubo cuja função é levar a urina produzida, ao longo do abdómen, até à bexiga. Os ureteres, que são precisamente esses tubos, localizam-se, pois, na parte de trás do abdómen, entre os rins e a bexiga. A fim de transportar a urina, sofrem pequenas contracções rítmicas, de cima para baixo, que vão empurrando o líquido ao longo do trajecto. Ao desembocar na bexiga, cada uréter tem uma pequena válvula cuja função é impedir que a urina possa voltar para trás.
Bexiga
Clique para ampliar
(Fig.3 - Bexiga)
A bexiga é um reservatório elástico (por isso o seu tamanho varia conforme estiver cheia ou vazia), situado na pequena bacia (ao fundo do abdómen), cuja função é armazenar a urina, que é continuamente produzida. De tempos a tempos, quando a bexiga está cheia, sofre pequenas contracções que provocam o seu esvaziamento para o exterior. As válvulas de que falámos acima, localizadas no final dos ureteres, servem para impedir que, com essas contracções, a urina possa voltar para trás, em vez de sair para a uretra (Figura 3).

A Uretra
Este canal, bastante mais curto que os ureteres, liga a bexiga ao exterior. É através dele que eliminamos a urina, que sai, assim, definitivamente do nosso organismo.

Observa um vídeo sobre a constituição do sistema urinário.



Algumas Doenças Relacionadas com o Rim e Vias Urinárias
  • Cálculos renais
Quando o nível de cálcio no sangue é elevado há deposição destes sais no rim, o que leva à formação dos cálculos renais, vulgarmente conhecidos por "pedras nos rins ".
A formação das "pedras " pode estar relacionada com o reduzido consumo de água, deformação anatómica do rim, dieta desiquilibrada - com proteínas em excesso e ingestão excessiva de medicamentos.

Esquema anatómico do Rim contendo cálculo renal



  •  Cólica Renal


A cólica renal é uma dor muito intensa na zona dos rins que é devida à formação dos cálculos renais.

Os sais depositados na zona cortical do rim dão origem a cálculos ângulosos, cuja deslocação para o bacinete é extremamente dolorosa.

Os sais depositados no bacinete originam cálculos mais arredondados, cuja passagem pelas vias urinárias não deixa também de ser dolorosa.

  • Uretrite

Inflamação na uretra que se caracteriza por corrimento uretral e ardor durante a micção.

  • Inontinência

É a incapacidade de reter a urina, por falta de controlo voluntário da bexiga .

A incontinência é frequente em crianças verificando-se geralmente durante a noite e recebe o nome de Enurese.

  • Insuficiência Renal
A insuficiência renal acontece quando a filtração  diminui e o rim é incapaz de manter o equilibrio homeostático.














O tratamento da insuficiência renal crónica pode ser feita por :

Diálise Renal:


Vídeo sobre o funcionamento da Hemodialise.




Transplante Renal:

É o melhor tratamento a que se pode submeter um doente com insuficiência renal crónica, uma vez que se evitam os problemas ligados à diálise renal - problemas de ordem física, psicológica e social.

O rim transplantado irá garantir todas as funções inerentes a este orgão, desde a filtração até à regulação do meio interno, passando pela produção de hormonas.
 


Cuidados a ter com o Sistema Urinário



Utilização de Nutrientes na produção de Energia

Utilização de nutrientes na produção de energia

A alimentação fornece energia para o funcionamento do organismo. No entanto, retirar a energia dos alimentos que são consumidos só é possível a nível celular.



É através dos nutrientes energéticos que, na presença do oxigénio, as células do nosso organismo obtêm a energia que necessitam. A este processo chama-se respiração celular.

[resp._celular.jpg]
 O vapor de água, o dióxido de carbono e outros produtos tóxicos resultantes da actividade celular são levados para serem libertados para o exterior do organismo.
A energia, assim obtida pelas células, é utilizada em todas as funções vitais do organismo, como, por exemplo, na contracção dos músculos e na produção de calor.

Consumo de energia e actividade física

Percebeste que o consumo de energia varia essencialmente com a idade e a actividade física?
Quanto mais movimento, mais esforço físico e mais trabalho ... mais energia gastamos; ora essa energia é-nos fornecida principalmente pelos alimentos ricos em glúcidos (energéticos) tal como o pão, a massa, o arroz, a batata e as leguminosas, mas também pelos refrigerantes, pois contêm elevada quantidade de açúcar.
Os alimentos ricos em lípidos também nos fornecem energia, designada por energia calorífica, pois têm como principal função manter a temperatura do corpo no Inverno.
Mas ... se a nossa alimentação for rica em lípidos, se abusarmos dos fritos, de bolos com creme, natas e outros alimentos com gordura e se não realizarmos actividade física diária, o excesso de gorduras acumula-se no interior dos vasos sanguíneos e em zonas do nosso corpo pelo que ficamos doentes (doenças do coração e vasos sanguíneos) e obesos.

Agora já sabes ... que devemos ter cuidados diários:



Questões:1 - Qual a actividade que a figura representa?

2 - Completa a legenda da figura.


3 - O gráfico seguinte representa o consumo de oxigénio de um atleta em duas situações diferentes.

3.1 - Em qual das situações houve maior consumo de oxigénio?


3.2 - Que relação há entre o gasto de oxigénio e a actividade física


4. O dispêndio de energia depende de vários factores, como por exemplo o tipo de actividade realizada pelos indivíduos.

4.1 O quadro seguinte refere-se ao consumo de calorias de uma mulher quando realiza diferentes actividades.

4.1.1 O que podes concluir a partir da observação dos dados do quadro?

4.1.2 É necessária uma maior quantidade de oxigénio e de alimentos energéticos quando se caminha ou quando se corre? Justifica a resposta.

4.1.3 Se as actividades fossem realizadas por um homem em vez de uma mulher, o gasto de calorias seria o mesmo? Justifica a resposta.

4.2 Indica três actividades diferentes das referidas, em que o consumo de energia seja:

a) baixo;
b) elevado.


Exercício para praticares
Exercício para praticares
Exercício para praticares

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Circulação sanguínea-Grande e Pequena circulação

Grande Circulação

 O sangue arterial sai do ventrículo esquerdo, pela artéria aorta. Esta a artéria vai-se ramificar noutras artérias de menor calibre, que vão conduzir o sangue aos vários órgãos.

 Dentro dos órgãos as artérias dividem-se em arteríolas. O sangue vai então percorrer as redes de capilares, onde liberta o oxigénio e recebe o dióxido de carbono, passando de sangue arterial a sangue venoso.

Os capilares sanguíneos  reúnem-se em vénulas, que por sua vez vão dar origem as veias.
As veias da cabeça e membros superiores juntam-se formando a veia cava superior.

As veias da cabeça e membros superiores juntam-se formando a veia cava superior.
 As veias do restante corpo juntam-se formando a veia cava inferior

O sangue vai circular nas veias cavas até entrar na aurícula direita, concluindo-se assim as grande circulação ou circulação sistémica

(Esquema da Grande Circulação)
Pequena Circulação

A sístole do ventrículo direito lança o sangue venoso na artéria pulmonar.

A artéria pulmonar divide-se em duas, levando o sangue para os dois pulmões. As artérias dividem-se em arteríolas e estas em capilares pulmonares.

Ao nível dos capilares pulmonares o sangue venoso liberta dióxido de carbono e recebe o oxigénio, transformando-se em sangue arterial. Este processo designa-se de hematose pulmonar

Os capilares juntam-se formando vénulas e estas originam quatro veias pulmonares, duas de cada pulmão.
As veias pulmonares conduzem o sangue para a aurícula esquerda. A sístole auricular lança o sangue arterial para o ventrículo esquerdo, concluindo-se a pequena circulação ou circulação pulmonar.




Vídeo sobre a Circulação Sanguínea



Para conclusão do estudo do sistema circulatório, apresento agora um powerpointe que já visualizaste nas aulas.


Dicas para um bom funcionamento do Sistema Circulatório

caminhar
Como sabemos, o sistema circulatório é uma parte fundamental do nosso corpo, e às vezes pode se ver afetado pelos maus hábitos de vida, desde a comida até a pouca actividade física mas deixo algumas dicas para te manter em forma:

  • Faz uma dieta saudável a base de frutas, verduras e legumes
  • Não fiques muito tempo de pé, nem sentado.
  • Ao menos 3 vezes por semana realiza actividade física.
  • Caminha todos os dias.
  • Não uses roupa apertada.
  • Não fumes!
  • Evitar o Stress!
  • Não consumir bebidas alcoólicas.
Exercício para resolveres
Sistema Circulatório

O coração e vasos sanguíneos

Constituição do coração

O Coração é o órgão bombeador de sangue para todo o corpo. Está situado dentro da Caixa Torácica entre os dois pulmões. Tem um forma cónica invertida, cujo vértice se encontra ligeiramente inclinado para a esquerda. Tem mais ou menos o tamanho de um punho fechado.

O interior do coração está dividido em quatro cavidade: duas aurículas e dois ventrículo.

As aurículas são cavidades mais pequenas do que os ventrículos e de paredes menos espessas.

As duas válvulas aurículo-ventriculares são nomeadas de acordo com a forma que possuem. Assim a válvula do lado esquerdo é chamada mitral ou bicúspide e a do lado direito tricúspide.
Qualquer das válvulas aurículo-ventriculares se abre no sentido aurícula-ventrículo, fechando-se no sentido inverso, de forma a evitar que o sangue volte para trás. 

A metade direita do coração encontra-se dividida da metade esquerda através de um septo.

O coração é constituído por três camadas distintas: pericárdio, miocárdio e endocárdio.

Pericádio - Conjunto de membranas que envolve externamente o coração, evitando que os seus batimentos provoquem atrito nos outros órgãos.

Miocárdio - É o poderoso músculo do coração. Encontra-se mais desenvolvido na zona dos ventrículos, especialmente no ventrículo esquerdo.

Endocárdio - É a membrana que forra internamente as cavidades cardíacas.




Observando o exterior do coração detecta-se facilmente a superfície correspondente aos ventrículos, passando as aurículas despercebida. Detecta-se também uma vasta rede de vasos sanguíneos de diferentes diâmetros:

Veias cavas - são vasos sanguíneos que se ligam à aurícula direita, levando até ela sangue venoso. Existem as veias cavas inferiores e veias cavas superiores.

Veias pulmonares - são vasos sanguíneos que se ligam à aurícula esquerda, levando até ela sangue arterial.

Artéria pulmonar - É um vaso sanguíneo que sai do ventrículo direito, transportando sangue venoso. No seu início, à saída do ventrículo encontra-se a válvulas semilunares, impedindo que o sangue volte para trás.

 Artéria Aorta - É um vaso sanguíneo de grande diâmetro, que sai do ventrículo esquerdo, transportando sangue arterial. No seu início podemos encontrar também encontrar válvulas semilunares.


Na aula de Ciências os alunos fizeram a dissecação do coração. Vejam as imagens!

 

Clica no Link e observa como deves fazer correctamente a dissecação do coração.
Dissecação do coração

Exercícios para resolveres
Morfologia do Coração
Morfologia do Coração

Questões:

1 - Quantas e quais as cavidades em está dividido o coração?

2 - Como se chama o músculo que constitui o coração?

3 - Para que servem as válvulas que existem no coração?

4- Que vasos sanguíneos saem do coração?

5 - E quais os que entram no coração?



Funcionamento do coração
O funcionamento do coração é um processo extraordinariamente complexo.
No funcionamento do coração considera-se:
Diástole geral - Ocorre o relaxamento do miocárdio. As válvulas semilunares estão fechadas e as válvulas auriculoventriculares estão abertas. O sangue que flui das veias para as aurículas passa de um modo passivo das aurículas para os ventrículos.


Sístole auricular  - Verifica-se a contracção da parede dos aurículas que pressionam o sangue para os ventrículos, provocando o enchimento dos mesmos. As válvulas auriculoventriculares permanecem abertas.

Sístole ventricular - a parede dos ventrículos contrai-se, comprime o sangue fechando-se as válvulas auriculoventriculares. A contracção ventricular aumenta e a pressão sanguínea provoca a abertura das válvulas semilunares. O sangue passa para as artérias.

Os músculos da parede dos ventrículos relaxam, as válvulas semilunares fecham e as válvulas auriculoventriculares abrem, ocorrendo uma nova diástole.


Video sobre o funcionamento do coração



Exercícios para resolveres
Funcionamento do coração

Os Vasos Sanguíneos


Todo sangue do nosso corpo corre dentro de vasos sanguíneos. Os vasos podem ser, basicamente, de três tipos: artérias, veias e capilares.
  • [Sem+título2.jpg]As artérias são constituídas por paredes com fibras musculares e as paredes são mais espessas e elásticas que as veias, porque transportam o sangue do coração, e este, sai do coração bombeado com grande pressão e velocidade. TÊm 3 camadas:
-a externa constituída por tecido conjuntivo;
-a intermédia constituído por fibras musculares e elásticas;
-a interna constituída por células endoteliais.

[Sem+título.jpg]As veias têm paredes menos espessas que as arterias e compostas por tecidos musculados e eelásticos. o sangue flui mais lentamente do que nas artérias. Têm vávulas, na parte inferior do organismo, que impulsionam o sangue para o coração.
Válvulas das veias
As varizes originam-se devido ao mau funcionamento das veias


  • [Sem+título3.jpg] Os capilares são constituídos por uma só camada se células e são muito fininhos, comunicam com as artérias través das arteríolas e com as veias através das vénulas. É através da sua parede que se dá a passagem de nutrientes e oxigénio do sangue para a linfa interstecial e dos produtos de excressão da linfa (resultantes do metabolismo celular) para o sangue.



As arteríolas e as vénulas são tão pequenas que só passa um glóbulo vermelho de cada vez e os leucócitos passam pelas paredes através da diapedese.
As arteríolas têm um ramo menor que as artérias, sendo que na camada intermédia há menos tecido elástico e várias fibras musculares que controlam o seu diametro interno.

Constituintes do sangue

O que é o Sangue ?

O sangue é um tecido vivo, produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, ancas, crânio e esterno (nas crianças, também os ossos longos como o fémur produzem sangue), que circula pelo corpo, levando oxigénio e nutrientes a todos os órgãos.
  O sangue é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas.




O plasma é a parte líquida do sangue, de cor amarela, composto por água (90%), proteínas e sais. Através dele circulam por todo o organismo as substâncias nutritivas necessárias à vida das células. Essas substâncias são: proteínas, enzimas, hormonas, factores de coagulação, imunoglobina e albumina. O plasma representa aproximadamente 55% do volume de sangue circulante.

  As hemácias são conhecidas como glóbulos vermelhos por causa do seu alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro. A hemoglobina capacita as hemácias a transportar o oxigénio a todas as células do organismo. Transportam também o dióxido de carbono, que é produzido pelo organismo, até os pulmões, onde ele é eliminado. Existem entre 4 milhões e 500 mil a 5 milhões de hemácias por milímetro cúbico de sangue.

 Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, fazem parte da linha de defesa do organismo e são accionados em casos de infecções, para que cheguem aos tecidos na tentativa de destruírem os agressores, tais como vírus e bactérias. Existem entre 5 mil a 10 mil leucócitos por milímetro cúbico de sangue.

As plaquetas são pequenas células que tomam parte no processo de coagulação sanguínea, agindo nas hemorragias. Existem entre 200.000 e 400.000 plaquetas por milímetro cúbico de sangue.


Formação de coágulo



Vídeo sobre os constituintes e funções do sangue.

 



2 vídeos sobre Diapedese dos leucócitos e Fagocitose






Clika nos seguintes links
Constituintes do sangue
Glóbulos Brancos
Transporte de gases

Exercício para resolveres
O sangue

 Vais agora visualizar um powerpoint que foi passado na aula de Ciências

Questões:

1 - Indica o nome dos constituintes do sangue

2 - Indica as funções do sangue

3 - Como se designa a substância que dá cor vermelha ao sangue?

4 - Qual a função dos leucócitos?

5 - Qual a função das plaquetas sanguíneas?

Sistema respiratório do peixe

Na maioria dos peixes, as brânquias ou guelras são os seus órgãos respiratórios e encontram se, em numero de quatro pares, de cada lado da cabeça, na câmara branquial, cobertas por uma lamina óssea, o opérculo. São muito irrigadas pelo sangue e a sua forma, muito recortada, aumenta a superfície de contacto com a água. Cada uma delas fixa-se a um arco ósseo.


As brânquias, órgãos onde se realizam as trocas gasosas nos peixes, comunicam com a boca e, pela fenda opercular, com o exterior.

A corrente da agua circula da boca para as fendas operculares , banhando as brânquias. Para a entrada da água o peixe abre a boca e para a saída levanta o opérculo.

Nas brânquias, a água cede ao sangue o oxigénio dissolvido e recebe dele o dióxido de carbono.
A hematose nos peixes é, por isso, branquial (hematose branquial).




Powerpoint com o estudo do Sistema respiratório do Peixe.


 
1 - Faz a legenda da figura seguinte:



2 - Descreve o trajecto da água no sistema respiratório dos peixes

3 - A que se deve a cor avermelhada das brânquias?

4 - Como são constituías as brânquias?

5 -
Como se designam as trocas gasosas que ocorrem nas brânquias?

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Diferenças entre ar inspirado e ar expirado

Os alunos do 6º C são muito curiosos!!!
Quiseram saber quais as principais diferenças existentes entre o ar inspirado e o ar expirado.
Querem saber o que eles fizeram?

Os alunos vão mostrar:

Deitaram a mesma porção de água de cal em dois balões A e B.
Sopraram durante 20 segundos para o balão A de modo a fazer borbulhar a água de cal. O balão B deixaram-no simplesmente ao ar.
Querem saber o que aconteceu?
Pois foi exactamente o que as fotografias mostram: a água de cal do Balão A ficou muito turva e a do B nem tanto.
Estão mesmo a perceber qual foi a conclusão a que chegaram: o ar expirado contém mais dióxido de carbono do que o ar inspirado.







 
Os alunos expiraram sobre um termómetro durante alguns minutos e constataram que a temperatura aumentou.




 
Expiraram sobre o vidro. Foi constatado que este ficou embaciado. Os alunos concluiram que o ar expirado contém mais vapor de água do que o ar inspirado.

A tabela seguinte fornece-te, resumidamente, informações acerca das diferenças mais significativas do Ar Inspirado e do Ar Expirado.

Composição do ar inspirado e do ar expirado
Constituintes do ar
Ar Inspirado
Ar Expirado
Oxigénio
21%
16%
Dióxido de carbono
0,04 %
4,5 %
Azoto
79 %
79%
Vapor de água
Variável
Saturado



Acede aos links seguintes e irás observar algumas experiências que te irão ajudar a compreender as principais diferenças existentes entre o ar inspirado e o ar expirado.

Experiências para diferenciar ar inspirado do ar expirado

Diferenças entre ar inspirado e ar expirado

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Circulação do ar-Sistema Respiratório Humano



Sistema Respiratório Humano
O Sistema Respiratório é constituido pelos pulmões e pelas vias respiratórias. É através das vias respiratórias que o ar chega do exterior aos pulmões e sai novamente para o exterior.

 s.respiratorio.areal


 As Vias respiratórias são:


Fossas nasais – são duas cavidades que comunicam com o exterior através das narinas. São revestidas internamente por células secretoras de muco e por células ciliadas.
 Faringe – tubo muscular que comunica com a laringe


 Laringe – é o órgão que comunica com a traqueia. Nela localizam-se as cordas vocais


 Traqueia – é um canal com cerca de 12 cm, constituído por anéis cartilagíneos e por músculos. O seu interior é revestido por uma membrana mucosa, formada por células ciliadas e por células secretoras de muco.

Brônquios – canais formados por anéis cartilagíneos, completos e internamente revestidos por uma membrana mucosa, com células secretoras e ciliadas. Cada um dos canais penetra num pulmão, e ramifica-se como uma árvore, árvore bronquial, em ramos cada vez mais finos.

Bronquíolos – são tubos finos que apresentam dilatações nas extremidades – sacos alveolares. Os bronquíolos possuem um revestimento interno semelhante ao dos brônquios.


 Sacos alveolares – são constituídos por pequenas câmaras esféricas - os alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas. Estes são formados apenas por uma camada de células e irrigados por capilares sanguíneos.




Os Pulmões

Os pulmões são órgãos elásticos e esponjosos de cor rosada, que contêm numerosos alvéolos pulmonares.
Os pulmões estão alojados na cavidade torácica e são envolvidos por uma membrana de paredes duplas, chamada pleura. Os pulmões estão divididos em lóbulos pulmonares.
No pulmão esquerdo existem dois lóbulos e no pulmão direito três. É nos pulmões que se realizam as trocas gasosas, ao nível dos alvéolos pulmonares, que num adulto podem existir em número cerca de mil milhões. Abaixo dos pulmões e a separar a cavidade torácica da cavidade abdominal, existe um músculo respiratório, o diafragma, que tem um papel fundamental na ventilação pulmonar

Pulmões
Na aula de ciências da natureza, os alunos observaram os órgãos do sistema respiratório de um porco!
Vejam as imagens!!

 

Hematose pulmonar


As trocas gasosas entre o sangue e o ar existente nos pulmões designam-se por hematose pulmonar. Durante a hematose, o oxigénio do ar atravessa as paredes dos alvéolos e dos capilares sanguíneos e combina-se com a hemoglobina das hemácias. Ao mesmo tempo, o dióxido de carbono transportado pelo sangue faz o percurso inverso, misturando-se com o ar alveolar.
O movimento dos gases deve-se à diferença de pressão. Assim, o oxigénio, com elevada pressão no interior dos alvéolos movimenta-se para os capilares, onde a sua pressão é mais baixa. O dióxido de carbono desloca-se em sentido contrário, uma vez que a sua pressão é maior nos capilares do que nos alvéolos.
hematosehematose2

Clica nos Links seguintes e irás observar o fenómeno da Hematose Pulmonar!
Hematose pulmonar
Os alvéolos e a Hematose

Apresento um vídeo onde irás observar todo o processo da circulação do ar no nosso organismo.




Ventilação Pulmonar

Para que o organismo humano consiga assegurar o fornecimento de oxigénio a todas as células, tem que ser feira uma renovação contínua do ar. Essa renovação é garantida pela ventilação pulmonar – um processo assegurado através dos movimentos respiratórios de inspiração e expiração


A contracção do diafragma e dos músculos peitorais e intercostais faz aumentar o volume do tórax. Os pulmões como são elásticos e estão ligados pela pleura à parede da cavidade torácica, acompanham esse aumento de volume. Com este aumento de volume a pressão do ar nos pulmões fica menor do que a pressão atmosférica e o ar entra para os pulmões - inspiração.
O relaxamento dos músculos da parede da caixa torácica faz diminuir o volume do tórax. Os pulmões acompanham essa diminuição. A pressão do ar no interior dos pulmões fica superior à pressão atmosférica e o ar é expulso para o exterior - expiração. A uma inspiração seguida de uma expiração, chama-se ciclo respiratório.


Neste vídeo irás observar as modificações do nosso organismo durante os movimentos respiratórios.






Cuidados a teres com o sistema respiratório


As estações do ano mais frias e úmidas se aproximam e trazem junto o aumento dos casos de doenças ligadas ao sistema respiratório. A maioria destas doenças pode ser evitada com cuidados muito simples. Estas doenças infecciosas podem atingir pessoas de qualquer sexo e idade.

* Abandone o hábito de fumar
* Vacine-se contra a gripe todos os anos
* Faça vacina contra o pneumococco a cada cinco anos
* Fique longe de ambientes fechados ou sem boa ventilação
* Evite os ambientes poluídos
* Tenha cuidado com a higiene corporal
* Evite mudanças bruscas de temperatura e ambientes com ar condicionado
* Elimine bebidas muito geladas
* Tenha uma dieta saudável e equilibrada
* Use roupas adequadas à estação
* Mantenha controle rigoroso das doenças crônicas
* Visite seu médico regularmente

exercício para praticares